Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pela igualdade de sexos, dentro e fora da moda!

por Patrícia Justino, em 15.06.12

       O movimento da moda é, em muitas instâncias, de suma importância para que possamos compreender o movimento da história do mundo. Grandes feitos e diversas passagens históricas podem ser denotadas pela mera obervância da moda num determinado período. A maneira como homens e mulheres externalizavam a expressão das suas ideias através das roupas é um guia vivo para compreendermos melhor os ideais e as perspectivas de uma época que já se foi.

       Nesse sentido, a moda trabalha como uma enciclopédia viva de intenções, lutas e acontecimentos marcantes. O movimento feminista durante a Primeira Guerra, por exemplo, no início do século 20, foi decisivo na mudança da moda da época.

       A entrada das mulheres no mercado de trabalho (já que os homens haviam partido para a guerra), foi determinante na mudança do figurino feminino, que de frágil passou a ser considerado mais "independente": foram adotados cabelos curtos e roupas práticas e sóbrias para o ambiente de trabalho.

       Seguindo as mudanças do universo feminino, a moda dos homens também passava por alterações com a utilização dos “trench coats”, casacos originalmente utilizados para serem utilizados no campo de batalha, mas que foram popularizados pelos ícones de televisão.

       De lá para cá, diversas barreiras foram quebradas na moda. Mulheres passaram a vestir calças compridas e incorporaram diversos elementos da moda masculina. Fatos completos, gravatas, maletas e chapéus masculinos são utilizados hoje com propriedade pelas mulheres. Entretanto, um dos maiores expoentes desse transpasse de limites sejam, talvez, as t-shirts.

        Antes utilizadas apenas como acessório masculino, as t-shirts ganharam hoje o universo das meninas com uma velocidade incrível. O surgimento do hype ajudou para que essas peças se popularizassem entre as garotas. Não é difíil hoje encontrar meninas usando t-shirts de banda, customizadas ou mesmo t-shirt personalizada.

       E quando combinadas de maneira despojada e harmoniosa, as t-shirts podem tornar um look moderno e muito “chic”. Não somente para climas quentes, mas por exemplo, coloque um casaco no visual, ou mesmo um “blazer”, e temos uma roupa perfeita para climas mais invernosos.

       Essa quebra de paradigmas na moda acompanha a luta da mulher pela igualdade em todos os âmbitos da sociedade. Nas artes, no ambiente corporativo, no mundo da música, não importa, as mulheres chegaram para ficar e querem igualdade de tratamento. É bastante óbvio que muitas conquistas já vieram para as mulheres nos últimos anos, porém é mais óbvio ainda que muitas conquistas ainda estão por vir. A moda será um reflexo direto dessas conquistas e, pelo que estamos a acompanhar, elas já chegaram muito longe. Vamos aguardar para admirarmos essa evolução, tanto na moda, quanto fora dela!

 

 

Caio Blanco 


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:25

Pequenas Mentirosas - www.wook.pt





2 comentários

Imagem de perfil

De Sara a 15.06.2012 às 18:45

Wow.. Excelente post!
Imagem de perfil

De Joana Freitas a 16.06.2012 às 00:49

Gostei muito do post :)

Ainda bem que gostaste do novo visual, esforcei-me muito para conseguir ter aquele resultado :)

Comentar post




Para contactos, utilize o seguinte e-mail: giraenamoda@hotmail.com







Follow on Bloglovin
Follow my blog with Bloglovin

Traduzir para Chinês Traduzir para Espanhol Traduzir para Françês Traduzir para Inglês Traduzir para Alemão Traduzir para Japonês Traduzir para Russo
Obter um tradutor
WOOK - www.wook.pt
romwomen - Simple and Fashion
Romwe - The Latest Street Fashion
$9.99 free shipping worldwide Wholesale Clothing

My7brands - Loja online de moda, roupa, calçado e acessórios

Utilizadores Online

IFB