Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Dicas para estudar .

por Daniela, em 14.09.12

Olá queridas, voltei para vocês, e hoje trago um post que pode ser bastante útil, este e noutros anos lectivos.

Primeiro que tudo, estão contentes com a vossa turma e horário? Eu estou bastante contente com o meu horário, tudo de manhã e o dia que saio mais tarde é às 13.30 eheh.

E agora, vamos ao que interessa: o estudo.

 

 

 

Como nós sabemos, há pessoas que tiram boas notas sem estudar muito, há outras que estudam imenso e nunca conseguem tirar os resultados que pretendem, há aquelas que sabem como estudar, e que percebem tudo e há aquelas que simplesmente não sabem como o fazer. Para quem não sabe bem como há-de estudar, este post é o indicado. 

 

 


Durante as aulas:   

 

Presta atenção, o professor quando está a falar, não é só porque lhe apetece, se ele está a insistir numa coisa é porque é importante que a saibas e porque é necessário que entendas aquilo que ele está a dizer. 

Tira dúvidas, se não percebeste o que o professor acabou de explicar, pergunta-lhe e ele com certeza te irá explicar tudo até tu perceberes. Não vale a pena responderes que percebeste só para ele se calar, ele já fez todo o seu percurso escolar, tu é que precisas de aprender. 

Faz os exercícios propostos, se o professor os manda fazer é porque são importantes e porque podes esclarecer as dúvidas na sala de aulas, não aproveites esse tempo para brincares ou falares com os teus colegas.

 

 

Não fales, eu sei que é difícil não o fazer, eu própria sou uma tagarela, mas se não falares vais ver que será mais fácil prestar atenção ao que o professor está a dizer.

Concentra-te, mesmo que não o faças durante toda a aula, tenta pelo menos fazê-lo a maior parte do tempo, se tiveres problemas de concentração, pede ao professor para mudar para um lugar mais à frente, e fica numa secretária sozinha.

Tira notas, do que o professor está a dizer, a escrever no quadro, ou a passar no retroprojector, ele de certeza que irá ver que te esforças, e no secundário, todo o esforço faz a diferença entre notas, especialmente se estiveres entre o 9 e o 10. 

Corrige, os exercícios e os testes, assim sabes onde erraste e tentas melhorar o erro. 

 

 Em Casa:

 

Faz os trabalhos de casa, o professor quando mandou trabalhos de casa, certamente não foi porque achou que não terias mais nada para fazer. Os trabalhos de casa são uma parte fundamental no estudo de um aluno, se os fizeres estás a aplicar conhecimentos, a estudar e a perceber onde ficaste com dúvidas. Reserva pelo menos uma hora por dia para os fazeres (dependendo da quantidade e das disciplinas), se fizeres isso todos os dias, com calma, percebes onde tens de te esforçar mais.

 

 

Estuda com colegas, marquem um dia por semana todas as semanas para estudarem juntos, se o fizerem, podem trocar ideias, ajudar-se mutuamente. Escolham um local sossegado, sem movimento e barulho, se escolherem a casa de um de vocês certifiquem-se de que o computador, televisão e rádio não interferem no estudo. 

 

Organiza-te!  

 

 

Tem o teu espaço de estudo sempre organizado, usa um dossier com micas e separadores para arquivares fichas, trabalhos de casa, trabalhos de aula e possíveis folhas com apontamentos que o professor te dá. Separa tudo por disciplinas e por tipos. Arquiva os testes com os respectivos enunciados e correcção. 

 

Como estudar:

 

Depende muito da disciplina, e da área em que estás (caso estejas no secundário). Eu por exemplo só faço resumos para História, Geografia e Filosofia. No básico limitava-me a sublinhar livros e a ler resumos ou dos livros ou das minhas amigas. 

Os cadernos de exercícios são uma óptima ajuda para disciplinas mais práticas como Física-Química, Matemática, Português e restantes línguas.

 

Palavras-chave, conceitos e cores, se decorares estas três coisas vais ter muita facilidade nos testes em lembrares as coisas importantes, se souberes que um determinado conceito ou título está a uma determinada cor, provavelmente irás lembrar-te de tudo o resto. Destaca aquilo que é realmente importante a uma cor ou aumentando o tamanho da letra.

 

 

Esquemas, são a base de uma boa memória, se esquematizares que a Ideia A leva à Ideia B e a Ideia B à Ideia C, será mais fácil de te lembrares das coisas durante o teste.

 

Antes dos testes: 

 

 

Começa a estudar, no mínimo uma semana antes do teste, assim sabes que tens tempo suficiente para fazeres os passos acima referidos.

Lê, os resumos que fizeste, nunca descuides a leitura.

Na última aula antes do teste, tira todas as tuas dúvidas, e para saberes quais são, tens de ter estudado antes da mesma. 

Se quiseres, revê a matéria toda na noite anterior ao teste, mas nunca o faças antes do teste, vais baralhar todas as ideias. 

 

IMPORTANTE:

 

 

 

Sê bem educada nas aulas.

Não fales.

Se não queres estar atenta, não incomodes quem quer.

Tem calma.

Divide o teu tempo entre os estudos e a tua vida pessoal.

Não te irrites por não perceberes algo à primeira.

Faz pausas frequentes entre o estudo.

Se conseguires, ouve uma música relaxante.

Bebe água e come um chocolate antes de começares a estudar, o teu cérebro alimenta-se de açúcares, e nada melhor que um chocolate para ele ficar feliz.

 

Espero que as dicas tenham sido úteis, qualquer coisa, os comentários estão ao vosso dispor.

Beijinhos, Daniela. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:42

Pequenas Mentirosas - www.wook.pt





5 comentários

Imagem de perfil

De Joana Freitas a 15.09.2012 às 22:55

Gostei imenso das dicas, são realmente importantes para se ser bem sucedida na árdua tarefa que é o estudo!
Sem imagem de perfil

De Andreia a 15.09.2012 às 23:08

Todas as dicas aqui referidas são muito boas. Para quem não se sabe ou não consegue organizar-se relativamente ao estudo este é um excelente post para essas pessoas.

Beijinhos, Andreia
Imagem de perfil

De daniela* a 16.09.2012 às 11:04

Boas dicas, se bem que ás vezes é dificil fazer algumas. Mas são essenciais.
Sem imagem de perfil

De maary a 16.09.2012 às 11:15

gostei imenso do post :) dicas super úteis
Imagem de perfil

De fashiondreamems a 16.09.2012 às 15:04

Adorei o post, as dicas que deste são mesmo muito boas e úteis :D

Beijinho

Comentar post




Para contactos, utilize o seguinte e-mail: giraenamoda@hotmail.com







Follow on Bloglovin
Follow my blog with Bloglovin

Traduzir para Chinês Traduzir para Espanhol Traduzir para Françês Traduzir para Inglês Traduzir para Alemão Traduzir para Japonês Traduzir para Russo
Obter um tradutor
WOOK - www.wook.pt
romwomen - Simple and Fashion
Romwe - The Latest Street Fashion
$9.99 free shipping worldwide Wholesale Clothing

My7brands - Loja online de moda, roupa, calçado e acessórios

Utilizadores Online

IFB